ESA PESQUISA
Por: ESA/OABSP - 05/03/2020
Com afinco os pesquisadores ESA trabalharam muito no feriado de Carnaval e já apresentaram resultados na segunda reunião, realizada no último dia 27 de fevereiro.
As pesquisadoras Raíssa Moreira Lima Mendes Musarra e esta que subscreve a presente notícia, Regina Célia Martinez estão na fase da compilação das principais leis brasileiras, em volume único, voltadas para a advocacia. Trabalho de fôlego, contam com surpresas, face ao movimento constante da produção normativa federal, que para ser atualizada deve ser acompanhada diretamente nos sites governamentais.
O estudo profundo da temática, não se limita a citação das leis, mas sim, na análise do impacto, no ordenamento jurídico como também na advocacia, que precisa estar em constante atualização para sua atuação profissional efetiva.
O pesquisador João Eberhardt Francisco, linha de pesquisa “ Tecnologia e a Inovação na advocacia” está levantando dados para preparo de trabalhos que em breve serão divulgados.
A pesquisadora Olivia de Quintana Figueiredo Pasqualeto , está desenvolvendo na linha “O futuro do trabalho e a advocacia paulista” pesquisa exploratória com foco nos tribunais, os aplicativos e as relações de trabalho.
A pesquisadora Renata Miranda Lima vinculada a linha de pesquisa “o perfil da advocacia paulista” está na fase de leituras e preparação e definição das estratégias de pesquisa que poderão ser implementadas.
Cumpre destacar, nestas linhas, a importância da pesquisa no mundo científico e claro, na atuação dos profissionais para uma sociedade melhor.
A pesquisa é um estudo planejado, direcionado, responsável com a missão científica da investigação, trazendo à baila a oportunidade da reflexão científica face a sociedade e ao mundo organizado.
Na advocacia as pesquisas se tornam essenciais, seja pela necessidade de atualização profissional, como entendimento do movimento normativo presente no país.
Construir conhecimento, divulgar informações são ações e metas indispensáveis no mundo atual e sempre com intuito de fomentar a reflexão, para as presentes e futuras gerações terem um norte de raciocínio com condições de trabalho e vida voltadas para um progresso científico do bem.
Esta é a nossa missão e compromisso.
Em breve, mais notícias.
Dra. Regina Célia Martinez.
Jornalista, Mestre e Doutora em Direito.