Alunos da ESA participam de workshop com João Candido Portinari

Turma de Especialização.

Por: ESA/OABSP - 04/07/2012

Os alunos do curso de Especialização ‘ Direito do Entretenimento e da Comunicação Social ‘, 2ª Turma, Módulo III, participaram do workshop de artes plásticas com o cientista João Cândido Portinari.

Doutora Maria Edina Portinari iniciou os trabalhos explanando acerca do direito de sequência no Brasil e no mundo. Relatou a ação judicial promovida por João Cândido Portinari, herdeiro de Cândido Portinari, contra o Banco do Brasil, sendo o primeiro caso pátrio de reconhecimento e pagamento do direito de sequência a herdeiro de artista plástico.

Em seguida, João Cândido Portinari apresentou aos alunos o Projeto Portinari, por ele dirigido. O projeto, de forma detalhada, permitiu que os alunos acompanhassem todo o histórico, desde o processo de localização das obras, incluindo o levantamento de cinco mil obras e de cerca de trinta mil documentos; verificação de autenticidade das obras encontradas em várias partes do mundo, citando aqui o desenvolvimento do teste da pincelada para detectar falsificações, esclarecendo que a pincelada de um pintor equivale à sua impressão digital; o catálogo Raisoneé, que dentre os tipos de monografias e estudos, é a mais definitiva e completa fonte de referência sobre a obra de um artista – esclarecendo que Cândido Portinari foi o primeiro brasileiro a ter este catálogo; a atividade educativa do projeto, incluindo exposições de réplicas em favelas, morros, etc., culminando com o sonho de trazer os painéis Guerra e Paz – presente do governo brasileiro à ONU, para restauração e exposição no Brasil.

Os participantes se encantaram com o evento cultural e agradeceram a oportunidade de conhecer mais de perto a obra desse renomado artista.

É a ESA, sempre inovando e proporcionando aos alunos o aprimoramento dos estudos.