CONHEÇA O PROJETO ‘CIDADANIA E JUSTIÇA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA’, DE SÃO CARLOS

Ao longo do ano, profissionais ligados ao sistema de Justiça – juízes, promotores, defensores, policiais etc. – visitam as escolas da cidade para explicar seu trabalho aos alunos.

Por: ESA/OABSP - 31/10/2016

  O juiz André Luiz de Macedo, da Comarca de São Carlos, desenvolve há cinco anos o projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino. Ao longo do ano, profissionais ligados ao sistema de Justiça – juízes, promotores, defensores, policiais etc. – visitam as escolas da cidade para explicar seu trabalho aos alunos.

        O objetivo é falar sobre os direitos e deveres dos cidadãos, responsabilidade social, bem como aproximar as crianças do Judiciário. A cada edição, cerca de 3.500 crianças participam do projeto. Os alunos também ganham a ‘Cartilha da Justiça’, material produzido pelo TJSP e a Associação dos Magistrados Brasileiros. A partir de quadrinhos com linguagem simples, é explicado o trabalho do Judiciário e de outras instituições.

        No evento anual de encerramento, as crianças participam de uma festa no fórum da cidade, ocasião em que é lançado o livro “A Escola e a Justiça: Trilhando Parcerias”. A publicação reúne redações e desenhos dos próprios estudantes sobre o tema.

        Assista ao vídeo e saiba mais sobre o projeto.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / Comarca de São Carlos (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br